EVANGELHO DESTA SEGUNDA, 1° DE SETEMBRO

EVANGELHO DESTA SEGUNDA, 1° DE SETEMBRO

1 de setembro de 2025 0 Por redação

* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO (Lc 4,16-30)

Naquele tempo, 16 veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.” 22 Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23 Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24 E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28 Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem ✌️ 🤠
A reação violenta dos conterrâneos de Jesus é surpreendente. Após Ele ler Isaías na Sinagoga e revelar Sua missão, aqueles que O conheciam tentaram jogá-Lo de um penhasco.

Essa resposta extrema mostra que ninguém pode ser indiferente a Jesus quando realmente ouve Suas palavras. Sua mensagem é tão poderosa que exige uma decisão: devemos aceitá-Lo com fé ou rejeitá-Lo. A indiferença indica que não estamos ouvindo.

Hoje, nosso Senhor espera uma resposta de nós. Ele quer que reconheçamos a radicalidade de Seu Evangelho e façamos uma escolha. O convite é segui-Lo com fervor, acreditar em Seus ensinamentos e permitir a transformação em nossas vidas. Resistir à mudança pode gerar raiva, como ocorreu com os nazarenos.

Isso se aplica também aos nossos relacionamentos. Às vezes, o amor nos leva a dizer verdades difíceis, mesmo sabendo da possível reação emocional forte. Assim como Jesus, não devemos temer a verdade. Esse desafio é uma forma de misericórdia para despertar o outro da apatia espiritual. Vamos refletir sobre nossas reações ao sermos desafiados por Cristo e orar por coragem para falar Sua verdade com amor, imitando Seu desejo de salvar almas da indiferença.
Senhor, nos chamas à devoção. Tuas correções são misericórdias que nos despertam. Ajuda-me a compartilhar Tua palavra com minha família. Jesus, eu confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!

* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!