EVANGELHO DESTA SEXTA, 12 DE SETEMBRO
12 de setembro de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 6,39-42)
Naquele tempo, 39 Jesus contou uma parábola aos discípulos: Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40 Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41 Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
A grande Santa Teresa de Ávila nos ensina que o caminho para a santidade começa com o autoconhecimento. Esse passo é essencial para cultivarmos a humildade, permitindo-nos ver a nós mesmos como Deus nos vê. Sem essa visão honesta, corremos o risco de focar no “cisco” no olho do nosso irmão, ignorando a “viga” em nosso próprio.
Devemos refletir: O que ocupa nossos pensamentos? Estamos buscando conhecer nosso coração diante de Deus ou apenas julgando os outros?
O verdadeiro autoconhecimento vem ao olharmos para Jesus. Quando Ele é nosso foco, aprendemos mais sobre Sua natureza e começamos a nos ver através de Seu olhar amoroso. Essa perspectiva divina revela nossa necessidade de Sua graça e transforma como vemos os outros.
Jesus nos observa com misericórdia infinita. Nossa missão na terra é ser instrumentos dessa misericórdia, priorizando ver os outros com Seus olhos.
Hoje, concentremo-nos em nosso Senhor. Que um olhar amoroso sobre Ele substitua nosso impulso de julgar. Ao aprender a enxergar os outros pelos olhos de Cristo, firmamos nosso caminho rumo à santidade.
Jesus, ajuda-me a ver Tua beleza com humildade e a me enxergar como Tu me vês. Que eu ame a todos sem julgamentos. Jesus, eu confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO. Amém 🙌
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!