A omissão que alimenta o escândalo na comunidade e torna necessária a correção fraterna
10 de novembro de 2025
Evangelho (Lc 17,1-6)
Naquele tempo, 1 Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2 Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3 Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4 Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6 O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.
Reflexão
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
A advertência de Jesus é clara: é melhor enfrentar um destino terrível do que levar alguém a pecar, mesmo que seja um “pequeno” pecado. Essa imagem forte mostra a seriedade do escândalo.
Cada um é responsável por seus próprios atos, mas também influenciamos os outros. Nossas falhas podem ser uma tentação para eles ou, ao contrário, podemos inspirá-los a fazer o bem.
Os “pequenos” mencionados por Jesus incluem não apenas crianças, mas todos que são espiritualmente fracos ou vulneráveis. Isso abrange aqueles em desespero ou confusão.
Jesus tem compaixão por essas almas e nós devemos ter também. Ignorar suas necessidades pode levá-las ao pecado, e pior ainda é julgá-las ou provocá-las.
Hoje, pense nas pessoas vulneráveis ao seu redor. Você as trata com julgamento ou com misericórdia? Vamos nos comprometer a amar os “pequenos” de Deus com compaixão e ajudá-los em suas necessidades, para que possamos nos alegrar juntos no Céu.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!



