CIEAM participa ativamente do “Ato pela Reforma: União e Reconhecimento”, homenagem aos Senadores Eduardo Braga e Omar Aziz

CIEAM participa ativamente do “Ato pela Reforma: União e Reconhecimento”, homenagem aos Senadores Eduardo Braga e Omar Aziz

7 de fevereiro de 2025 0 Por redação

Como relator e coordenador da bancada, respectivamente, os parlamentares desempenharam um papel essencial na construção de um texto que atendeu às demandas da Zona Franca de Manaus

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) foi uma das entidades protagonistas do evento “Ato pela Reforma: União e Reconhecimento”, que homenageou os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) pela atuação decisiva no Congresso Nacional para a aprovação da Reforma Tributária. Como relator e coordenador da bancada, respectivamente, os parlamentares desempenharam um papel essencial na construção de um texto que atendeu às demandas da Zona Franca de Manaus (ZFM), garantindo sua manutenção como modelo de desenvolvimento regional.

O presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Barreto Rocha, destacou a relevância do trabalho dos senadores e de toda a bancada federal do Amazonas na defesa dos interesses do estado e da Amazônia.

“Em nome do CIEAM, é uma grande honra prestar esta homenagem aos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, assim como à bancada federal do Amazonas. Todos foram fundamentais na defesa dos interesses do estado no contexto da Reforma Tributária. O compromisso e a dedicação de ambos, bem como da bancada amazonense, garantiram a continuidade da Zona Franca de Manaus, um instrumento essencial para a redução das desigualdades regionais e o desenvolvimento econômico e social do Amazonas e da indústria brasileira”, afirmou Luiz Augusto. Acompanhe na íntegra o pronunciamento: https://www.youtube.com/live/X_4XmUo0_vk?t=4881&si=mPmq6UFtiZtfBVeb

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, ressaltou o intenso trabalho de articulação necessário para a aprovação da reforma:

“Fazer justiça exige reconhecer o esforço coletivo. A Reforma Tributária demandou um grande empenho de negociação, dada a complexidade do tema e as enormes diferenças do nosso país”, destacou.

O evento reuniu as principais entidades do setor industrial e comercial

Realizado na sexta-feira (07/02), no Clube do Trabalhador, o evento foi promovido e coordenado pelo Cieam, Fieam, Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Associação das Indústrias e Empresas de Serviços do Polo Industrial do Amazonas (Aficam), Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL AM), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio) e Sistema FAEA/SENAR/Fundepec-AM.

Durante seu discurso, o senador Eduardo Braga, relator da proposta, reforçou a importância da aprovação da Reforma Tributária para diversos setores da economia, incluindo a indústria, o comércio, os serviços e até mesmo o agronegócio:

“A Reforma Tributária não beneficiou apenas um setor, mas sim todo o Brasil e os brasileiros. Com a simplificação do sistema tributário e o reforço da segurança jurídica, conseguimos preservar todas as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus”, explicou.

Já o senador Omar Aziz fez um resgate histórico da ZFM e destacou o papel fundamental do colega na construção do texto final da reforma:

“A Zona Franca de Manaus teve três momentos históricos marcantes: o Decreto 288, que a criou; a relatoria da Constituição, conduzida pelo saudoso senador Bernardo Cabral; e agora, com a relatoria da Reforma Tributária, Eduardo Braga entra para a história como um dos grandes defensores desse modelo econômico”, afirmou.

Reconhecimento à articulação dos senadores

O evento reforçou o reconhecimento ao trabalho de Eduardo Braga e Omar Aziz, que desempenharam papel central na defesa da ZFM no Congresso Nacional. Ambos possuem forte influência política, liderando seus partidos no Senado Federal e representando mais de 30% do total de 81 parlamentares.

Como relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 e do Projeto de Lei Complementar (PLC) 68/2025, que regulamenta a Reforma Tributária, Eduardo Braga promoveu diálogo com diversos segmentos industriais e comerciais do Amazonas para garantir um texto que respeitasse a excepcionalidade da ZFM, assegurando 115 mil empregos diretos.

Por sua vez, Omar Aziz, como líder do PSD, o maior partido no Congresso, e coordenador da Bancada Federal do Amazonas, atuou articulando apoio de parlamentares de diversas legendas para garantir a manutenção dos incentivos da ZFM.

O Cieam esteve representado no evento por seu presidente executivo, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, além de conselheiros e associados.

Fotos: Emerson França e Marcelo Freire