Coluna Palavra e Vida com o padre Amarildo Luciano – SOBRE O ÓDIO DIGITAL

Coluna Palavra e Vida com o padre Amarildo Luciano – SOBRE O ÓDIO DIGITAL

18 de agosto de 2021 0 Por redação

SOBRE O ÓDIO DIGITAL
Pe. Amarildo Luciano CSsR – Vice-Provincial Redentorista, comunicador e mestrando em teologia
…………………………………………………

A partir da leitura do artigo “Vejam como não se amam!” de Moisés Sbardelotto, escrevo um pouco para fazer-nos pensar e agir mais de acordo com a comunicação que acolhe e promove a unidade a partir do diálogo e do respeito. Que tal revisar nossas postagens e nossos stories? O que comunicamos em rede? As pessoas com quem nos relacionamos crescem quando leem nossas postagens?

O fenômeno da intolerância em rede vem há alguns anos se espalhando sistematicamente, promovido por quem por trás de uma tela agride, difama, expõe e condena a quem pensa diferente ou gosta daquilo de que não gosto.

“A raiva e o rancor se digitalizam e permeiam sites e redes sociais digitais mediante expressões de intolerância, indiferença, desinformação, negacionismo, difamação, discriminação, preconceito, xenofobia” Moisés Sbardelotto). O ódio, assim, se espalha com força pelos haters, os odiadores de plantão, aqueles que só conhecem o amor ao ódio – amam odiar.

Segundo o Papa Francisco, a comunicação contemporânea convoca “os cristãos e cristãs para uma demonstração concreta e encarnada de amizade e diálogos sociais, bem como de santidade em rede, reconhecendo que, por trás das telas mediante às quais nos comunicamos hoje, está nosso “próximo”, cuja dignidade deve ser respeitada e defendida” (Moisés Sbardelotto).