Com liderança de Alzira Miranda, Crea-AM integra debates que definem o futuro climático do país na COP30
20 de novembro de 2025Participação do Crea-AM na COP30 fortalece articulação nacional em defesa da sustentabilidade, da qualidade do ar e da proteção das mulheres
A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), engenheira de pesca Alzira Miranda, teve participação de destaque na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que está sendo realizada em Belém, no Pará, e que termina nesta sexta-feira (21). Alzira participou de diversos painéis e celebrou acordos de cooperação técnica durante o evento.
Ao longo da conferência, o estande do Sistema Confea/Crea e Mútua promoveu mais de 77 painéis dedicados às mudanças climáticas. As discussões incluíram temas como saneamento ambiental, agropecuária e floresta, mineração amazônica, cidades resilientes, carbono e educação superior. A mensagem central dos debates foi clara: não há equilíbrio climático, descarbonização ou qualidade de vida sem engenharia.

Alzira Miranda integrou painéis como “Sistemas alimentares aquáticos sustentáveis e resilientes”, debate que reuniu representantes do setor público e de entidades profissionais, como secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Édipo Araújo; e a presidente da AEP, Associação dos Engenheiros de Pesca, Janayna Galvão.
Durante sua fala, a presidente do Crea-AM destacou que a engenharia tem papel fundamental na construção de cadeias produtivas sustentáveis e resilientes. “Sem ciência, planejamento e gestão ambientalmente responsável, não há como garantir sistemas alimentares seguros, eficientes e capazes de respeitar o equilíbrio das comunidades ribeirinhas e urbanas”, afirmou.
A presidente do Crea-AM também participou do painel “Sistemas Agroalimentares Aquáticos: Benefícios Climáticos e Socioambientais da Aquicultura”. No encontro, reforçou a importância da engenharia, da agronomia e das geociências como motores de inovação para práticas produtivas mais responsáveis, seguras e alinhadas aos desafios climáticos atuais.
Proteção às mulheres
Alzira também participou da assinatura do Protocolo de Intenções entre o Crea Amazonas, a ABNT e o Instituto Nós Por Elas (NPE). O acordo estabelece cooperação para divulgar e implementar o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres, certificação da ABNT voltada para organizações comprometidas com a proteção e igualdade de gênero. A assinatura contou com a presença do presidente da ABNT, Mário William Esper, e da embaixadora do Instituto NPE, Luiza Brunet.
Além das agendas de debates técnicos, a presidente Alzira Miranda também formalizou a adesão do Crea-AM ao Plano Nacional da Qualidade do Ar Interior (PNQAI), iniciativa que integra o esforço nacional pela proteção ambiental e pela promoção da saúde pública. O plano, derivado do histórico Plano Nacional de Qualidade do Ar (PNQA), reúne diretrizes construídas de forma coletiva entre Governo Federal, Estados e instituições especializadas, com foco na gestão contínua, preventiva e integrada da qualidade do ar no país.
“A COP30 confirma aquilo que defendemos diariamente: a engenharia é a base das soluções reais que o Brasil precisa para enfrentar a crise climática e garantir dignidade às pessoas. Nenhum desafio climático será superado sem a integração da engenharia, da agronomia e das geociências. Quando trabalhamos juntos, entregamos soluções que transformam realidades”, finalizou Alzira.
Fotos: Divulgação


