Corpo de Bombeiros inicia primeira fase da Operação Aceiro 2022 no sul do Amazonas

Corpo de Bombeiros inicia primeira fase da Operação Aceiro 2022 no sul do Amazonas

12 de julho de 2022 0 Por redação

Base da operação será no município de Humaitá, município que integra o Arco do Fogo

O comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Ximenes Muniz lançou, nesta terça-feira (12/07), no município Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), a primeira fase da “Operação Aceiro 2022”, com a finalidade de combater as queimadas no sul do Amazonas – localidade conhecida como “Arco do Fogo”.

Os combates a incêndios florestais são reforçados durante os meses de junho a outubro de cada ano e os locais de maiores incidências, tanto de princípios, quanto de incêndios florestais; são na região sul do Amazonas.

O “Arco do Fogo” inclui os municípios de Apuí, Lábrea, Canutama, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá, base da operação.

“Nossa base será em Humaitá, mas estaremos presentes, coordenando todas as equipes de órgãos do Estado, municípios, brigadistas florestais e Força Nacional”, disse o comandante do CBMAM, Orleilso Muniz.

O CBMAM, em cumprimento às suas atribuições legais e em apoio aos municípios do “Arco do Fogo” e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), desenvolverá prevenção, combate a princípios de incêndios e a incêndios florestais para que seja reduzido o índice de desmatamento e de calor, nesta região.

“As ações foram planejadas para que possamos disponibilizar uma sensação de proteção de segurança à população dos municípios dessa região que ali residem e de suas comunidades tanto na área urbana e rural, se necessário, atuar nas missões de um grande desastre”, acrescentou o coronel Muniz.

Além do CBMAM, estão envolvidos na operação a Força Nacional e brigadistas florestais com apoio das forças amigas; as secretarias de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de Saúde (SES-AM) e Nacional de Portos e Hidrovias (SNPH).

Também integram a operação o Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), as prefeituras municipais, Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

FOTOS e VÍDEO: Divulgação/CBMAM