Deputado Thiago Abrahim apresenta projeto de lei para capacitação tecnológica de idosos no Amazonas

Deputado Thiago Abrahim apresenta projeto de lei para capacitação tecnológica de idosos no Amazonas

26 de fevereiro de 2025 0 Por redação

Dados do IBGE referentes a 2022, apontam que a população com 65 anos ou mais no Brasil registrou um aumento expressivo de 57,4% ao longo dos últimos 12 anos.

O deputado Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou o projeto de lei nº 692/2024, que estabelece diretrizes fundamentais para a criação e implementação de políticas públicas voltadas à capacitação tecnológica dos idosos no Amazonas.

“A proposta tem como objetivo principal promover a inclusão digital dessa faixa etária, permitindo que os idosos possam adquirir habilidades e conhecimentos necessários para utilizar ferramentas tecnológicas de forma autônoma, integrada e segura”, disse Abrahim.

De acordo com a matéria, a iniciativa visa não apenas reduzir a exclusão digital, mas também incentivar o uso da tecnologia como meio de acesso à informação, comunicação, serviços essenciais e oportunidades de lazer, fortalecendo a participação ativa dos idosos na sociedade.

“É nosso dever proporcionar à população acesso ao conhecimento tecnológico, promovendo a inclusão digital e capacitando também os idosos para realizar atividades cotidianas de forma prática e eficiente. Essa iniciativa facilita não apenas sua integração na sociedade e, eventualmente, no mercado de trabalho, mas também contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida dessa população. Além disso, permite um acesso mais ágil e descomplicado a serviços públicos essenciais, como o agendamento de consultas, consulta de benefícios e diversos outros serviços digitais oferecidos pelo Estado”, destacou Abrahim

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2022, apontam que a população com 65 anos ou mais no Brasil registrou um aumento expressivo de 57,4% ao longo dos últimos 12 anos. Além disso, o número de idosos com 60 anos ou mais atingiu a marca de 32,1 milhões, representando 15,8% de toda a população nacional. Esses números destacam o envelhecimento acelerado da população brasileira e reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à inclusão dessa faixa etária.

Ainda de acordo com o projeto de lei, as políticas de capacitação poderão ser desenvolvidas pelo Poder Executivo em parceria com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e demais entidades interessadas.

“Nossa proposta inclui a realização de cursos que englobam desde informática básica até níveis mais avançados, com treinamento específico no uso de dispositivos como computadores, smartphones e tablets. É igualmente importante oferecer oficinas voltadas ao aprendizado de redes sociais. Além disso, é importante a capacitação para o uso de aplicativos e serviços online, abrangendo serviços bancários, governamentais e de saúde, garantindo um acesso mais prático e eficiente a essas ferramentas”, concluiu o deputado.

Foto: Divulgação