EVANGELHO DESTA QUARTA, 11 DE SETEMBRO
11 de setembro de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 6,27-38)
Naquele tempo, falou Jesus a seus discípulos: 27 “A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28 bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29 Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30 Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31 O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32 Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33 E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34 E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35 Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36 Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38 Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Imagine ouvir os ensinamentos de Jesus pela primeira vez. Com autoridade divina e milagres, Seus discípulos reconheciam a verdade em Suas palavras, mesmo que fossem chocantes. Ele pediu para virar a outra face, dar a túnica ao ladrão e não exigir o que foi tomado. Essas lições são desafiadoras.
Por que Ele ensina isso? Porque a salvação das almas é mais valiosa do que nossas posses ou orgulho. Se buscamos apenas justiça nesta vida, esquecemos nossa missão: amar nossos inimigos e orar por eles. O amor mais poderoso que podemos oferecer é aceitar injustiças.
Essa misericórdia só é possível quando desejamos o bem eterno do outro. Buscar vingança pode trazer satisfação momentânea, mas arrisca a alma da pessoa. A sabedoria de Jesus nos mostra que perdoar é um presente transformador para nós e para os outros. Quando nosso amor custa orgulho, ele pode mudar vidas e se torna nossa alegria eterna.
Reflita sobre quem torna esse ensinamento difícil para você. Essa dor é onde Deus quer que você cresça. Deseje a salvação dessa pessoa e permita que Sua misericórdia faça a diferença na vida dela.
Senhor, Teu amor é imenso e perfeito. Ajuda-me a amar e perdoar como Tu fazes, sendo um instrumento de misericórdia. Desejo o bem eterno dos outros. Jesus, eu confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!