EVANGELHO DESTA QUARTA, 3 DE SETEMBRO
3 de setembro de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 4,38-44)
Naquele tempo, 38 Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39 Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40 Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41 De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42 Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse. 43 Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44 E pregava nas sinagogas da Judeia.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Jesus sabia que, para transmitir uma mensagem importante, precisava captar a atenção das pessoas. No Evangelho de hoje, após ser rejeitado em Nazaré, Ele foi para Cafarnaum, onde começou seu ministério com grande poder: ensinou com autoridade, expulsou um demônio e curou a sogra de Simão. À noite, curou todos os doentes que se aproximaram.
O povo ficou tão impressionado que pediu para Ele ficar. Mas Jesus disse que sua missão era maior: “Preciso proclamar a boa nova em outras cidades.” Ele queria cativá-los para revelar seu propósito.
Você já permitiu que Jesus capturasse sua atenção? Mesmo sem milagres visíveis, Ele deseja tocar nossas almas. Isso pode acontecer em retiros ou momentos de graça. Essas experiências nos convidam a um relacionamento mais profundo com Ele.
Se você não sente isso, pergunte-se por quê. Reflita sobre como Cristo impactou as multidões em Cafarnaum e lembre-se dos momentos em que Ele entrou na sua vida. Você permite que esses encontros alimentem seu desejo por Ele? Se estiver difícil encontrar tais momentos, peça ao Senhor hoje um ardente desejo de conhecê-Lo mais através de Sua Palavra e presença.
Senhor, ajuda-me a focar em Ti, mesmo quando me distraio com preocupações. Que eu busque Tua presença e Palavra com entusiasmo. Jesus, eu confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!