EVANGELHO DESTA QUINTA, 4 DE JULHO
4 de julho de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO DO DIA
- S. Mateus 9,9-13
Naquele tempo, 9 Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10 Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11 Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12 Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Aqui, nós estamos diante do chamado de Mateus. Um pouquinho antes, Jesus diz para Mateus: “Vem e segue-me”. Jesus chama um cobrador de impostos, considerado pecador público. Olha a audácia de Jesus! Diante daqueles que iriam criticá-lo, julgá-lo e até mesmo caluniá-lo!
A misericórdia Divina e o perdão.
Mostra que o chamado de Deus não depende do passado da pessoa, mas do amor e da misericórdia de Deus para com cada um de nós. Cada um tem uma história marcada pelo pecado, e Deus se utiliza de tudo isso para demonstrar a Sua misericórdia, o Seu amor e o Seu perdão. E qual foi a resposta de Mateus? Foi uma resposta imediata, ou seja, ele se levantou e seguiu Jesus.
Mateus deixa tudo e responde com prontidão. Exemplo de disponibilidade e conversão verdadeira, ou seja, Jesus não veio para chamar justos, mas pecadores.
E quando Deus nos chama, nós temos que ter essa resposta imediata de Mateus, ou seja, a conversão mostra a nossa disposição em amar a Deus e buscá-Lo de todo o coração. A graça de Deus transforma a nossa vida quando há abertura de coração.
O que Deus espera de mim e de você? Abertura de coração, disponibilidade interior. Foi o que Mateus viveu naquele momento.
Sabendo da sua condição de pecador, ele não teve dúvidas quando Jesus o chamou, ou seja, Jesus come com os pecadores para demonstrar a cada um de nós. Ele veio para nos salvar!
Meus irmãos, minhas irmãs, precisamos fazer uma profissão de fé autêntica e dizer: somos pecadores. E porque somos pecadores, Deus se manifesta em bondade e misericórdia.
Que Deus o alcance neste momento que você está lendo essa mensagem, para que você se sinta como Mateus: acolhido, amado e chamado por Deus.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
