EVANGELHO DESTA SEGUNDA, 18 DE AGOSTO
18 de agosto de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO DO DIA
S. Mateus 19,16-22
Naquele tempo, 16 alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17 Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18 O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20 O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21 Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22 Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Palavra da Salvação.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Quando o jovem rico perguntou a Jesus sobre como alcançar a vida eterna, Jesus inicialmente respondeu que ele deveria seguir os mandamentos. Mas ao ser questionado sobre o que mais poderia fazer, Jesus o desafiou a buscar a perfeição: “Venda tudo o que tem e dê aos pobres… Depois venha e siga-me.”
Isso nos leva a refletir: estamos satisfeitos em apenas evitar pecados ou buscamos o que Cristo realmente oferece? É fácil se acomodar em uma espiritualidade superficial, mas todos os cristãos são chamados à santidade.
Embora nem todos precisem vender suas posses, todos devemos cultivar uma pobreza de espírito, desapegando-nos das coisas materiais e fazendo de Deus nosso verdadeiro tesouro. Isso implica estar disposto a abrir mão do que for necessário para seguir Sua vontade.
Esse desapego não é um fardo, mas sim o caminho para nos tornarmos quem Deus deseja que sejamos. A santidade que buscamos aqui na Terra reflete nossa glória no Céu. Quanto mais nos dedicamos à santidade agora, maior será nossa recompensa eterna.
Ouça as palavras de Jesus como um convite pessoal. Não se contente com o básico. Responda generosamente ao Seu chamado à perfeição e construa um tesouro eterno.
Senhor, assim como o jovem rico, me chame à perfeição. Ajude-me a deixar de lado os obstáculos e a fazer da Sua vontade meu único propósito. Jesus, eu confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!