EVANGELHO DESTA SEXTA, 3 DE OUTUBRO
3 de outubro de 2025Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 10,13-16)
Naquele tempo, disse Jesus: 13 “Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14 Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15 Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16 Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
No Evangelho, Jesus menciona que cidades como Tiro e Sidônia teriam se arrependido em “saco e cinzas” se tivessem testemunhado Suas obras. Essa prática antiga simbolizava um profundo lamento pelo pecado. O saco representava a renúncia às ilusões do pecado, enquanto as cinzas indicavam a purificação e nossa necessidade da misericórdia divina.
Hoje, embora não usemos saco literalmente, o arrependimento ainda deve ser visível. O pecado afeta não só nossa alma, mas também nossos relacionamentos; por isso, nossa dor deve ser expressa. Quando ferimos alguém, nosso arrependimento precisa ser claro para promover a cura.
Como podemos fazer isso? Nossas ações devem refletir nosso compromisso com a mudança. Se você machucou alguém por raiva, vá além de uma oração privada. Realize um ato de serviço para essa pessoa ou pratique uma penitência como o jejum para mostrar sua sinceridade. Essas ações de caridade e oração são nosso “saco e cinzas” modernos, transformando nossa conversão interior em sinais visíveis da graça curadora de Deus.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO. Amém!
A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!