EVANGELHO DESTA TERÇA, 1° DE JULHO

EVANGELHO DESTA TERÇA, 1° DE JULHO

1 de julho de 2025 0 Por redação

* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO DO DIA

  • S. Mateus 8,23-27
    Naquele tempo, 23 Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24 E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25 Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26 Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27 Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Existe aqui, dentro deste Evangelho, alguns pontos importantes que nos ajudam a compreender que, nos tempos e momentos difíceis que nós passamos em nossas vidas, Deus sempre está conosco, ou seja, jamais Ele vai nos abandonar.

O primeiro ponto que eu queria trazer deste Evangelho é o seguinte: Jesus entra no barco com os discípulos. No sentido teológico, o barco significa a Igreja, ou seja, Jesus está no barco que é a Igreja. E o barco representa a Igreja em meio às tribulações do mundo, ou seja, a presença de Jesus, mesmo diante das tempestades, é uma presença marcante, ou seja, nós temos a garantia, não estamos sozinhos diante das adversidades.

A tempestade: símbolo das provas da vida
O segundo ponto deste Evangelho: a tempestade no mar é o símbolo das provações da vida, ou seja, a Igreja, símbolo do barco, Jesus no meio, junto com os discípulos, mas, diante da nossa vida, existem as tempestades, ou seja, as provações.

E todos enfrentamos tempestades, todos nós enfrentamos dificuldades, todos nós enfrentamos medos, doenças, dúvidas; a realidade da fragilidade humana.

A prova da fé:
Os discípulos, mesmo sendo pescadores, experientes, se desesperaram, ou seja, nós não podemos desesperar frente às provações da nossa vida. A terceira coisa importante deste Evangelho: Jesus dorme, é a provação da fé. Parece que Deus está ausente em certos momentos da vida.

Aqui nós precisamos ter a confiança para superar o medo. A atitude dos discípulos mostra que eles ainda não confiam plenamente em Jesus.

A lição essencial:
O que nós precisamos aprender dessas três realidades?

Mesmo nas dificuldades, precisamos confiar, Jesus está conosco. Lá em Mateus 28,20 diz o Senhor para nós: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos”.

Não tenha medo. Aguenta firme! O Senhor está no meio de nós.

Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!

* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!