EVANGELHO DESTA TERÇA, 2 DE SETEMBRO
2 de setembro de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 4,31-37)
Naquele tempo, 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32 As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33 Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34 “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” 35 Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36 O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37 E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Após ser rejeitado em Nazaré, Jesus encontrou acolhimento em Cafarnaum. Lá, Ele ensinou e expulsou um demônio com autoridade, deixando as pessoas admiradas. A diferença estava na abertura dos corações dos cidadãos de Cafarnaum para a fé, permitindo-lhes reconhecer Seu poder divino.
Você deseja que Jesus atue com essa mesma força em sua vida? Em momentos de fraqueza e confusão, precisamos de Sua força. Assim como uma criança busca segurança nos braços do pai, devemos nos voltar para Jesus, nossa fonte de paz e ordem.
Entretanto, essa intervenção divina requer nossa colaboração. O poder de Jesus é constante, mas precisa da nossa humildade e abertura. Reconheça suas fraquezas e permita que Ele assuma o controle.
Reflita sobre a autoridade do Senhor. O que impede Sua ação poderosa em você? Que pecado ou tentação Ele quer expulsar? Seja como os habitantes de Cafarnaum: acolha-O e deseje-O acima de tudo. A resposta d’Ele em sua vida depende da sua atitude.
Senhor, só Tu podes trazer paz à minha vida. Afasta a dúvida do meu coração e guia-me à Tua vontade. Que eu reconheça Teu poder divino. Jesus, eu confio em Ti.
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!