EVANGELHO DESTA TERÇA, 22 DE JULHO

EVANGELHO DESTA TERÇA, 22 DE JULHO

22 de julho de 2025 0 Por redação

* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO DO DIA

S. João 20,1-2.11-18
1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11 Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12 Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15 Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16 Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 17 Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Hoje, festa de Maria Madalena, discípula, missionária e testemunha de todas as graças que Deus realizou na vida dela e que a transformou inteiramente. Por isso convido você a anotar o Evangelho de hoje, a fim de meditá-lo durante este dia.

Neste belo Evangelho de João, contemplamos uma das cenas mais tocantes da ressurreição, ou seja, o encontro pessoal de Maria Madalena com o Ressuscitado. Ela que esteve aos pés da cruz, agora é a primeira a ir ao túmulo. É a primeira a ver Jesus vivo.

O amor fiel dela se transforma em testemunho. É isso que você precisa aguardar desse evangelho e dessa festa. O testemunho de Maria mostra o amor fiel de Deus por cada um de nós.

Quando Deus nos ama, transforma a nossa vida, torna-nos testemunhas da Sua verdade e do Seu Evangelho.

Maria vai ao sepulcro ainda escuro. Não só era madrugada, mas o coração dela também estava mergulhado na escuridão da dor, da perda e da confusão. Mas olha que bonito o que acontece com Maria… Naquele momento de dor, Jesus a chama pelo nome: Maria. Nesse instante, que tudo muda no coração dela. Jesus se revela com ternura, com proximidade, chamando-a como um bom Pastor chama as suas ovelhas. Ela então reconhece. “Rabuni” (Mestre).

Termino dizendo para você o seguinte: esse Evangelho nos mostra que a Ressurreição é também um encontro pessoal. Não é apenas uma verdade doutrinal, mas é uma presença viva que nos chama pelo nome. Ele nos conhece, nos procura e deseja consolar o nosso coração.

Por isso pedimos a Deus, por intercessão de Santa Maria Madalena, que nós possamos viver a graça desse testemunho e do amor de Deus por cada um de nós. Mesmo no tempo da escuridão, da dor e da confusão.

Por intercessão dessa grande mulher de Deus, pedimos ao Senhor que nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!