EVANGELHO DESTA TERÇA, 29 DE JULHO

EVANGELHO DESTA TERÇA, 29 DE JULHO

29 de julho de 2025 0 Por redação

* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO DO DIA

S. João 11,19-27
Naquele tempo, 19 muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21 Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23 Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24 Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25 Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27 Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!

Hoje, o memorial celebrado é relativamente novo na Igreja. Em 2021, o Papa Francisco substituiu o Memorial de Santa Marta pelo dos três irmãos: Marta, Maria e Lázaro. Marta ofereceu hospitalidade, Maria ouviu atentamente Jesus e Lázaro saiu do túmulo diante de Aquele que venceu a morte. Esses irmãos testemunham o Evangelho, mostrando-nos como ser cristãos mesmo com imperfeições, acolhendo Jesus, ouvindo-O e crendo que Ele é a Ressurreição e a Vida.
Cada um demonstrava um amor único por Jesus. Em um episódio, Marta reclamou por fazer todas as tarefas, enquanto Maria demonstrava fé profunda ao sentar-se aos pés de Jesus. Contudo, na ressurreição de Lázaro, Marta correu a encontro de Jesus com fé, e Maria, entristecida, permaneceu em casa. Lembremo-nos: esses santos, agora na glória celestial, eram humanos imperfeitos, o que nos inspira a seguir firmes na fé mesmo em meio às nossas fraquezas.
Senhor, Tu recebeste com carinho a família comum de Marta, Maria e Lázaro. Visitaste sua casa, acolheste a hospitalidade e, com amor, corrigiste-os, elevando-os à glória eterna.
Que eu Te receba no coração, na família e em toda a vida. Vem e renova-me com a graça da nova vida. Jesus, confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!

* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!