EVANGELHO DO DIA | Reflexão

EVANGELHO DO DIA | Reflexão

21 de março de 2025 0 Por redação

* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Cantinho da ORAÇÃO
Evangelho desta sexta, 21.03.25

  • S. Mateus 21,33-43.45-46
    Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33 “Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34 Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35 Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36 O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37 Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38 Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39 Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40 Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?” 41 Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42 Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’ 43 Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”. 45 Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46 Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

REFLEXÃO:
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem! ✌️🤠

Nesta parábola contada por Jesus, no dia de hoje, nós devemos entender assim o significado. Nossa vida é uma vinha que não plantamos, mas que, por um ato de confiança, nos foi confiada por Deus.

Quando nós achamos que somos senhores de nós mesmos, “minha vida, minhas regras”. Não, nós recebemos, então é um dom, é uma graça, então nós devemos nos confiar a Deus. Comportarmo-nos neste mundo como quem recebeu um grande dom, um grande tesouro a ser cultivado, que depois precisa ser devolvido com frutos, como é a realidade que vimos no Evangelho de hoje.

No final, estaremos todos unidos por uma mesma realidade. Que realidade é essa? A morte. Precisaremos prestar contas do dom que recebemos.

Então, alguns prestarão contas com frutos, outros, por muitos motivos, por negligência talvez, e não produzirão tantos frutos assim.

E se permanecemos em Deus, constantemente produziremos frutos de vida eterna, frutos que permanecem. Que seja assim na nossa vida.

Que neste dia, o Espírito Santo nos conduza em produzir muitos frutos de vida eterna.

Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso; PAI, FILHO E ESPÍRITO. Amém!

** A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!