EVANGELHO DO DIA | Reflexão
2 de abril de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.
EVANGELHO DESTA QUARTA, 02.04.25
- São João, 5, 17-30
Naquele tempo, 17 Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18 Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19 Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20 O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21 Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22 De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23 para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24 Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. 26 Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27 Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28 Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29 aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30 Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

REFLEXÃO:
A Santíssima Trindade é o mistério mais profundo da nossa fé. Deus Pai, Filho e Espírito Santo são três Pessoas distintas, mas um só Deus em perfeita unidade. No Evangelho de hoje, Jesus chama Deus de Pai e diz que são um, o que levou alguns a vê-Lo como Deus e buscar Sua morte.
A verdade da Trindade fez alguns se sentirem ameaçados por Jesus, alimentando seu ódio por não entenderem esse mistério.
Chamamos a Trindade de “mistério” porque sua plenitude vai além da compreensão humana, mas nosso entendimento cresce, inspirando admiração.
Somos chamados a compartilhar a vida da Trindade, unindo-nos a Jesus e conectando com o Pai e o Espírito.
Ao refletirmos sobre o Evangelho de João, abracemos o mistério e oremos para que ele nos transforme. Mesmo sem compreender plenamente a Trindade, aceitar sua verdade nos enriquece e nos enche de admiração.
Hoje, contemple a Santíssima Trindade. Peça a Deus que se revele mais ao seu coração e alinhe sua vontade à d’Ele. Oremos para compartilhar a vida da Trindade com reverência.
Diga ao Senhor no dia de hoje: “Sagrada Trindade, teu amor vai além do entendimento. Aproxima-me e inspira minha união à vida divina.”
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!