Ilumina+ Amazonas vai ser implantado em Borba, com substituição por LED de 1,6 mil pontos de luz

Ilumina+ Amazonas vai ser implantado em Borba, com substituição por LED de 1,6 mil pontos de luz

6 de junho de 2022 0 Por redação

Implantação do programa de iluminação pública foi confirmada pelo governador Wilson Lima durante o Governo Presente

O programa Ilumina+ Amazonas será implantado em Borba (a 151 quilômetros de Manaus). O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima nesta segunda-feira (06/06), durante edição do Governo Presente no município. Os serviços do programa somam R$ 3,6 milhões e estão incluídos no novo pacote de investimentos para a cidade anunciado hoje pelo governador.

Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Ilumina+ Amazonas vai substituir para lâmpadas do tipo LED um total de 1.633 pontos de iluminação pública de Borba. Pelo cronograma, as obras de substituição ocorrerão em setembro.

Além da economia para os cofres públicos, a modernização da iluminação pública do município também significa vantagens para a área de segurança pública, destacou o governador.

“A iluminação vai ser de LED, maior luminosidade, maior economia com gasto de energia elétrica, sensação de segurança maior. O pessoal vai poder ficar mais tempo na rua, o ambulante vai poder ficar com o produto dele em exposição”, ressaltou Wilson Lima.

Até o final do ano, o Ilumina+ Amazonas vai chegar às 26 maiores cidades do estado, implantando iluminação pública em LED. São R$ 110 milhões em investimentos. O programa já iniciou em quatro municípios: Tefé, que tem cerca de 97,45% dos serviços executados; Parintins, com 65,95% de execução; além de Barreirinha e Itacoatiara, que estão em fase inicial dos serviços.

Para a gastrônoma Antônia Santos, 55 anos, a modernização da iluminação é um marco importante para os moradores de Borba. “No meu ponto de vista, muita coisa vai mudar, inclusive na questão da segurança. Não somente para os pedestres, mas também para os comerciantes. Porque, hoje, nós temos uma luz aqui meio que amarelada, apagada. Então será ótimo para todos, vai favorecer toda uma população de Borba, nós estávamos precisando”, disse.

A chegada do programa também foi comemorada pelo pintor Manuel Diniz, 53, morador do bairro Cristo Rei. Ele mora em frente a um centro cultural desativado e a falta de iluminação no local contribui para a insegurança dos moradores. “É uma insegurança a falta de iluminação. Eu acredito no governo Wilson Lima, que está mostrando pra gente que valoriza as pessoas. Para a gente vai ser muito seguro e a gente vai agradecer muito”, comentou.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, as luminárias de LED têm maior eficiência energética, ou seja, iluminam mais com menos consumo de energia, além de contribuírem com o meio ambiente. Estima-se uma economia de até 65% em relação às lâmpadas comuns.

Também são mais duráveis e, por isso, reduzem os custos com manutenção para as prefeituras do interior. Vale destacar que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado, então a modernização reduz o consumo deste tipo de combustível.

Próximos destinos do Ilumina+

Ainda em junho, o programa chega a Rio Preto da Eva; em julho, vai para Autazes, Boa Vista do Ramos, Humaitá, Nhamundá e Presidente Figueiredo; em agosto, chega a Iranduba, Manicoré e Urucurituba; em setembro, vai para Beruri, Borba, Coari e Codajás; em outubro, Manacapuru e Novo Airão; em novembro, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga; e em dezembro, Boca do Acre, Carauari e Eirunepé.

FOTO: Bruno Zanardo/Secom