Jepam movimenta Vila Olímpica e escolas durante essa semana

Jepam movimenta Vila Olímpica e escolas durante essa semana

23 de maio de 2022 0 Por redação

Até domingo (29), os Jogos das Escolas Particulares do Amazonas (Jepam) prometem movimentar a Vila Olímpica de Manaus e as quadras de escolas que receberão os atletas. Ao todo, cerca de 1400 crianças e adolescentes participam da 15a edição da competição, que acontece desde a última sexta-feira (20). 

Eles competem em 16 modalidades esportivas, individuais e coletivas: futsal, queimada, basquete, atletismo, voleibol, badminton, natação, judô, tênis de mesa, xadrez, handebol, ginástica rítmica, ginástica artística, karatê, judô e dança.

Mais de 50 escolas participam desta edição do Jepam, que serve como seletiva para os Jogos Escolares do Amazonas (JEA’S), nas modalidades futebol, handebol, vôlei, futsal, handebol e xadrez.

Entre os atletas, a pequena Maria Clara, de 8 anos, conta com animação a expectativa para participar novamente do Jepam. “Na última edição eu ganhei como melhor dançarina da competição e, esse ano, quero vencer novamente”, conta a aluna da Escola Meu Caminho.

Segundo a mãe de Maria Clara e do irmão dela, Kauê, de 10 anos, a gerente de contas, Rebeca Werlang, durante a pandemia, quando o Jepam ficou suspenso, as crianças sentiram muita falta da competição. “Ficar dois anos sem atividades foi muito difícil. Por mais que tivesse espaço em casa, não é a mesma coisa, e além disso, ainda tinha a falta dessa interação com os colegas”, comenta.

Para a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Laura Cristina Andrade, é muita satisfação ver o Jepam voltando a fazer parte do calendário das escolas e ver os atletas em quadra se divertindo e competindo.

“Isso não significa apenas a retomada com regularidade da prática esportiva, mas também a chance das crianças e adolescentes participarem de um intercâmbio entre as instituições, vivenciarem emoções e, principalmente, que desenvolvam valores que, sem dúvida, elas levarão para a vida toda”, destacou Laura.

A abertura do Jepam, que aconteceu no último dia 20, na Arena Amadeu Teixeira, contou com a presença da diretoria do Sinepe-AM, atletas, professores, coordenadores das escolas, além de pais e responsáveis. Também participou do evento, a paratleta amazonense Laiana Batista, que foi a responsável por carregar a tocha olímpica e  acender a pira dos jogos escolares.

Ainda durante a abertura, a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Professora Therezinha Ruiz, apontou que o Jepam é uma oportunidade para evidenciar talentos que poderão, inclusive, representar o Amazonas em outros estados ou até mesmo fora do país.

Foto: Divulgação