Jesus uni compaixão e firmeza para levar cura a todos os povos
13 de fevereiro de 2026Evangelho (Mc 7,31-37)
Naquele tempo, 31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34 Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35 Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37 Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Jesus sempre uniu compaixão e firmeza. Ao curar no sábado, mostrou que a Lei deve servir ao amor, não à rigidez. Ao passar por terras estrangeiras, como a Decápolis, revelou que a salvação é dom oferecido a todos os povos, cumprindo a promessa feita a Abraão.
No Evangelho de hoje, ao curar um homem surdo e mudo entre pagãos, Jesus traz uma lição universal: ao abrir os ouvidos, ensina que todos devem escutar o Evangelho; ao soltar a língua, mostra que quem o acolhe deve anunciá‑lo.
O modo como curou, tocando o homem com ternura, manifesta Sua atenção pessoal. Ele se comunica em gestos de amor que alcançam cada coração.
Como discípulos, aprendemos que a fé não é exclusiva. Somos enviados a sair de nós mesmos e levar a Boa Nova com compaixão e clareza, tornando‑nos sinais do amor de Deus no mundo.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém 🙌
O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!
Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.



