Levantar-se depois da queda

Levantar-se depois da queda

5 de julho de 2021 0 Por redação

Celebramos com toda a Igreja a solenidade de São Pedro e São Paulo, também o Dia do Papa. “Olhamos para o princípio da Igreja e encontramos estas duas testemunhas de amor a Deus, de uma fé inquebrantável, anunciadores destemidos do Evangelho, missionários incansáveis e mártires pela fidelidade a Jesus Cristo que os havia escolhido e enviado, apesar de suas fragilidades humanas” (Dom Rodolfo).

Vamos dar atencao neste momento à figura de São Pedro. Pedro, pescador do Mar da Galileia, está entre os primeiros discípulos de Jesus juntamente com o seu irmão André, que também era pescador.

Pedro é o discípulo com o qual muitos de nós nos identificamos. É uma pessoa decidida, espontânea, e cheia de contradição. Acertou e errou muitas vezes. Foi elogiado e repreendido pelo Mestre da Galileia. E, após a morte e ressurreição de Jesus, ouviu o convite de novo: “Segue-me”.

Pedro havia negado Jesus e vivia o sentimento de culpa que nós só podemos imaginar e jamais saber o tamanho da dor. Mas ele não se desesperou. Soube esperar o momento da reconciliação. E num amanhecer depois de uma noite de fracasso, Jesus lhe oportuniza a reconciliação mediante o amor: “Pedro, tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas”. Jesus perguntou isso três vezes a Pedro e ele lhe respondeu, certamente envergonhado: “Tu sabes tudo. Tu sabes que te amo”.

Meus queridos amigos e amigas, diante do fracasso, tenhamos, como Pedro, a coragem de admitir nossa culpa confiando na força do perdão, na força do amor, e abracemos a oportunidade da reconciliação sem medo. Deus nos ama. “Deus é amor” (1Jo 4,8).

Deus perdoa e a Igreja celebra. Celebremos, então, o amor do Senhor por São Pedro e por toda a Igreja dizendo: “Se levásseis em conta todas as nossas faltas, quem haveria de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão dos pecados. Por isso a minha alma espera pelo Senhor mais ansiosa do que o vigia espera pelo amanhecer, porque no Senhor se encontra toda graça e copiosa Redenção” (Sl 129/130).

Pe. Amarildo Luciano, Vice-Provincial Redentorista, comunicador e mestrando em teologia