Palavra e Vida com o padre Amarildo Luciano – APRENDENDO COM AS PESSOAS

Palavra e Vida com o padre Amarildo Luciano – APRENDENDO COM AS PESSOAS

25 de outubro de 2021 0 Por redação

APRENDENDO COM AS PESSOAS

Num lugar qualquer duas pessoas conversavam sobre fé, vida, política. Temas que tocam a todos, mesmo aos mais indiferentes.

Eram duas pessoas simples. Elas não estavam defendendo seus gurus. Elas apenas partilhavam o peso da cruz. Falavam de um fé madura que não excluía a responsabilidade humana. Falavam da vida como dádiva, como dom de Deus, mas reconheciam que viver exige esforço duro, que ao sermos chamados à existência, recebemos a responsabilidade de fazê-la valer a pena. Um dia iremos prestar contas da nossa vida. E, por fim, falavam de política. Ademais, não existe vida humana fora da política, naquele verdadeiro sentido, como acordos que asseguram o bem comum e garantem os direitos individuais.

Estavam perto de mim, até acenavam querendo talvez uma opinião. Não falaram de direita e nem de esquerda. Apenas falaram da realidade dura e cruel que vivemos. Não sei em quem elas votam (o voto secreto). Elas não falaram disso. A política que elas estavam reclamando se traduzia na dificuldade de comprar gás, gasolina e comida. Também se traduzia no medo, na insegurança quanto ao futuro de seus filhos. A única coisa que as pessoas querem, de verdade, é viver bem e criar seus filhos e lhes assegurar que possam viver num mundo melhor.

Fiquei pensando que a política e a fé se não tornarem as pessoas mais próximas e mais responsáveis uns pelos outros, estão sendo apenas instrumentos de manipulação. Estao servindo a interesses alheios.

A vida está difícil. A fé deve iluminar a realidade e alimentar a esperança humana. A política deve garantir que todos tenham acesso ao que é necessário para viver dignamente. É hora de pensarmos mais no bem viver e menos no poder.

Pe. Amarildo Luciano CSsR – Vice-Provincial Redentorista, comunicador e mestrando em teologia