PC-AM e CBMAM realizam curso de capacitação e validação da carteira para profissionais Blaster em Pirotecnia da capital e interior

PC-AM e CBMAM realizam curso de capacitação e validação da carteira para profissionais Blaster em Pirotecnia da capital e interior

7 de maio de 2022 0 Por redação

A cada três anos é realizado o curso para validar o reconhecimento dos profissionais atuantes na área

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realiza o curso Blaster Pirotécnico, com o objetivo de aprimorar e validar a carteira dos profissionais atuantes nas atividades de shows em pirotecnia, realizados na capital e no interior do Estado.

O treinamento que está ocorrendo desde a quinta-feira (05/05), das 8h às 17h, no auditório da Delegacia Geral, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, é voltado para os profissionais que atuam na área de pirotecnia, que são comerciantes e lojistas.

De acordo com a delegada Catarina Torres, titular da Deops, o intuito do treinamento, coordenado pela unidade especializada,é aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam como Blaster, que são técnicos capacitados para elaborar a parte de shows em pirotecnia, bem como expedir a renovação de suas habilitações, com segurança.

“O treinamento, que acontece a cada três anos, tem o propósito de validar a carteira profissional dos técnicos, bem como aprimorar os conhecimentos deles nessa área de atuação, porque o manuseio com esse tipo de artefato, sem instruções corretas, é perigoso, daí a importância da realização dessa oficina”, disse a delegada.

Ao longo da programação, o instrutor Expedito Amaral, engenheiro químico, especialista em pirotecnia de Minas Gerais, convidado pelo Corpo de Bombeiros, explicou sobre os procedimentos de primeiros socorros, como são produzidos os fogos de artifícios, e, também, sobre os riscos que eles podem causar.

“O objetivo do curso é capacitar o profissional responsável pela realização dos espetáculos pirotécnicos, nos dois dias dos treinamentos, e hoje vamos finalizar aplicando na prática, em Iranduba”, ressaltou o instrutor.

Segundo a delegada, o treinamento encerra nesta sexta-feira, quando os participantes serão conduzidos ao município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), para um show pirotécnico como demonstração de tudo o que foi apresentado nas oficinas.

FOTO: Evelyn Lira/PC-AM