Prefeitura de Manaus promove Dia da Libras e Cine PAH até esta quinta-feira, 27/4

Prefeitura de Manaus promove Dia da Libras e Cine PAH até esta quinta-feira, 27/4

25 de abril de 2023 0 Por redação

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite desta segunda-feira, 24/4, a abertura do “Dia da Libras”, no auditório Prof. Milton Melo dos Santos Filho, situado na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da rede municipal de ensino, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, além do início do Cine PAH. Os dois eventos, desenvolvidos pelo Programa Ampliando Horizontes (PAH) da secretaria, seguem até esta quinta-feira, dia 27.

As ações contam com cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores. Segundo a coordenadora do PAH, Suellen Barros, durante o evento serão abordados temas relevantes sobre a educação de surdos e mudos.  

“A atividade tem como objetivo abordar temas relevantes sobre a educação para surdos, com uma maior reflexão e conhecimento da comunidade PAH, bem como promover dinâmicas e jogos interativos que instiguem a vontade de aprender a língua”, explicou Suellen.

No evento, também foi debatida a Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão. Além disso, houve caça ao tesouro por QR code, momento de soletração e música. 

O professor formador e aluno do curso de libras do PAH, Edeney Salvador, frisou que a iniciativa é importante porque potencializa as ações de inclusão destinada às pessoas surdas em Manaus, principalmente para as assistidas pela prefeitura, por meio da Semed com o PAH.  

“Esta iniciativa ajuda a reforçar o conhecimento e respeito da cultura surda, a qual todos nós deveríamos, na condição de educadores e cidadãos, trabalhar para ampliar a inclusão das pessoas na condição de surdo(a) nos bens culturais da sociedade”, destacou o professor.

Cine PAH

A atividade do Cine PAH é realizada há anos no curso e tem como objetivo estimular os alunos na comunicação, na língua estudada em curto espaço de tempo, bem como auxiliar os estudantes na compreensão de diálogos.

Esse recurso favorece também o desenvolvimento da habilidade de leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Por meio de filmes, é possível estabelecer discussões sobre o enredo, detalhar aspectos de uso da língua, esclarecer as dúvidas e propor outras atividades relacionadas ao tema.

Contexto histórico

No Brasil, desde 2022, 24 de abril é reconhecido como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. A Libras se tornou uma ferramenta essencial para a inclusão de pessoas surdas.

Fotos – Divulgação / Semed