Prefeitura realiza capacitação de servidores voltada ao enfrentamento da exploração sexual infantojuvenil

Prefeitura realiza capacitação de servidores voltada ao enfrentamento da exploração sexual infantojuvenil

25 de abril de 2023 0 Por redação

Às vésperas do início das atividades da campanha Maio Laranja, em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 25/4, a “Capacitação de Orientadores Sociais do SCFV para Execução do Plano Semasc de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, voltada aos servidores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital.

As discussões e dinâmicas da capacitação foram realizadas na sede administrativa da concessionária Águas de Manaus, localizada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, abordando os princípios pedagógicos da educação sexual para crianças e adolescentes e a metodologia necessária para um acolhimento qualificado a usuários em situação de abuso ou exploração sexual.

“Este é um momento de preparação para toda a programação que será desenvolvida nos nossos equipamentos ao longo do mês de maio, então, a partir dessa capacitação, começamos a orientar nossas equipes para que elas possam saber lidar de maneira qualificada e padronizada com a temática e as atividades dela. Dentro dos Cras, e por meio dos grupos do serviço de convivência especialmente, temos um enorme potencial para a discussão desses temas de forma responsável e ainda mais próxima do público infantojuvenil”, explicou a gerente do SCFV, Josieth Araújo.

De acordo com a psicóloga do Cras Crespo e facilitadora da oficina, Neyla Siqueira, o diferencial da capacitação está na padronização das informações absorvidas pelos orientadores e outros servidores dos equipamentos socioassistenciais da cidade de Manaus que, a partir deste contato com os conceitos e materiais fundamentais à temática, poderão garantir respostas eficazes e de qualidade única a situações de abuso e exploração sexual atendidos.

“É um momento muito rico e uma iniciativa pioneira na história de nossa secretaria. A ideia é que todos os nossos colegas que estão juntos do serviço de convivência, sejam cadastradores sociais, técnicos, orientadores, coordenadores ou servidores de apoio administrativo, estejam aptos para tratar a temática junto aos nossos usuários”, explicou Neyla, que também é especialista em Educação Sexual. 

Uma das participantes do evento, a psicóloga Samantha de Sá pontuou a importância de se fomentar informações referentes à temática utilizando novas metodologias e linguagens que sejam mais próximas da realidade vivida pelas crianças e adolescentes atendidos pela Rede de Proteção.

“A metodologia que utilizamos dentro dos grupos é o que faz com que aquela criança ou aquele adolescente consiga ou não entender determinado tema, e justamente por ser uma temática difícil é importante que tenhamos em mãos diferentes alternativas de como chegar, de como falar, de como desenvolver as atividades e, principalmente, de como passar essas informações de maneira que elas também cheguem na casa dessas crianças”, finalizou Samantha.

Campanha Maio Laranja

Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio e marcado por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país, a campanha Maio Laranja tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade.

Fotos – Marcely Gomes / Semasc