Primeira etapa de campanha contra influenza e sarampo tem início em Manaus

Primeira etapa de campanha contra influenza e sarampo tem início em Manaus

4 de abril de 2022 0 Por redação

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, na manhã desta segunda-feira, 4/4, na clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, a abertura oficial da primeira etapa da “Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) e contra o Sarampo”.

A primeira etapa da campanha contra a influenza segue até o dia 2/5 e tem a meta de imunizar 185.241 idosos a partir de 60 anos e 56.618 trabalhadores de saúde atuando em estabelecimentos públicos e privados de Manaus. Nessa primeira fase, a campanha contra o sarampo também vai atender o grupo de trabalhadores de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, explicou que a campanha contra a influenza, além de idosos e trabalhadores de saúde, vai abranger outros 15 grupos prioritários, que serão imunizados em uma segunda etapa, marcada para o período de 3/5 a 3/6.

“Essa primeira fase é extremamente importante. Os idosos fazem parte de um grupo de alto risco, já que a influenza acomete de forma mais grave as pessoas com mais de 60 anos, principalmente aquelas com comorbidades. E também é importante para os trabalhadores de saúde, que têm maior risco de exposição porque estão todos os dias na linha de frente dos serviços, atendendo pessoas que apresentam sintomas de síndrome gripal, podendo ser influenza. Porém, como ocorre todos os anos, a campanha atenderá os demais grupos prioritários, buscando evitar o agravamento, hospitalização e óbitos pela doença”, afirmou Djalma.

Para João Brito Quaresma, 64 anos, morador do Jorge Teixeira, que recebeu a dose de vacina contra influenza na clínica da família Desembargador Fábio Couto, a expectativa é que a imunização realmente reduza qualquer risco de contrair a doença. “Eu tomo a vacina todos os anos para não ter o risco de pegar uma gripe grave. Eu já tive e fiquei muito abalado. E a vacina é mais uma expectativa de saúde para todos nós”, declarou João Quaresma.

A técnica de enfermagem Ada Beatriz Lima, que atua na clínica da família Fábio Couto, recebeu a dose de campanha contra a influenza e o sarampo, destacando a importância da imunização para os trabalhadores de saúde. “A vacina é muito importante para quem trabalha na linha de frente na área de saúde, mas também para as nossas famílias. Atendemos muitas pessoas todos os dias nas unidades de saúde e muitos que procuram atendimento não estão imunizados, e há um risco de levar a doença para a família e contaminar as pessoas que estão em casa”, alertou Ada.

As vacinas da campanha estão disponíveis em 171 salas de vacina, distribuídas nas zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e rural, e a lista com o endereço de cada uma pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente pelo link http://bit.ly/salavacinamanaus.

Conforme a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa, enfermeira Marinélia Ferreira, a vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três tipos de cepas de vírus em combinação: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria.

“A vacina contra a influenza muda todos os anos e por isso a campanha é anual, reforçando a proteção dos grupos de maior risco para a doença. No caso da campanha contra o sarampo, nessa primeira fase, todos os trabalhadores de saúde devem receber uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O último caso confirmado de sarampo em Manaus foi registrado em 2020, mas este ano houve confirmação de nove casos de sarampo no Brasil, a maioria no estado do Amapá, ou seja, existe um risco alto de novos casos no Amazonas. Então, é muito importante a imunização nesse momento para evitar um novo surto como aconteceu em Manaus no ano de 2018, quando houve o registro de 7.149 casos de sarampo”, observou Marinélia.

Para a vacinação, os trabalhadores de saúde devem apresentar o documento de identidade com foto e comprovar o vínculo de trabalho apresentando contracheque, carteira de trabalho ou crachá. Os idosos devem apresentar o documento de identidade e, preferencialmente, o cartão de vacina.

Durante a cerimônia de abertura da campanha, a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes lembrou que, além da campanha direcionada nessa fase para trabalhadores de saúde, a vacina contra o sarampo continua disponível na rotina de atendimento nas salas de vacina, conforme indicação do Programa Nacional de Imunização.

“A vacina contra o sarampo faz parte do calendário nacional de vacinação e continua disponível para quem precisa tomar a dose de rotina. Se você tem uma criança que já completou seis meses ou 12 meses de idade, procure uma sala de vacina para fazer a dose de rotina dessa criança”, indicou Isabel.

Segunda etapa

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai acontecer no período de 3/5 a 3/6.

Para a influenza, a vacinação será direcionada para outros 15 grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes (qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas (população a partir de 6 meses, assistida pela Sesai/Dsei Manaus); professores das escolas públicas e privadas; pessoas com deficiência permanente; Forças de Segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (motorista e cobrador em exercício efetivo); trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na segunda etapa da campanha contra o sarampo, as ações serão direcionadas para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, em um público-alvo estimado 159.788 crianças, com meta é atingir 95% do grupo na faixa etária indicada.

Foto – Camila Batista / Semsa