Primeiro Plano Estratégico de Comunicação da história da Prefeitura de Manaus é entregue ao prefeito David Almeida

Primeiro Plano Estratégico de Comunicação da história da Prefeitura de Manaus é entregue ao prefeito David Almeida

24 de novembro de 2021 0 Por redação

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu nesta quarta-feira, 24/11, das mãos do secretário municipal de Comunicação, Emerson Quaresma, o primeiro Plano Estratégico de Comunicação da história da Prefeitura de Manaus. O documento, inédito, é considerado um dos mais modernos do país, representando um novo passo pela transparência na gestão pública e pelo fortalecimento do diálogo no Executivo.

De acordo com o prefeito, o lançamento do Plano é um símbolo do avanço da gestão e da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), que cumpre papel fundamental, ao garantir que toda a população entenda e esteja ciente dos programas e serviços realizados pela Prefeitura de Manaus.

“Se o maior e mais recorrente erro das administrações públicas no Brasil é a ausência de planejamento, estamos praticando e sendo a exceção. Com humildade, esperança, paz, união, trabalho, perseverança e muita fé em Deus, cumprimos nossos compromissos enquanto administradores de nossa cidade, priorizando a transparência, a inovação e o estímulo à cidadania”, destacou.

O Plano Estratégico começou a ser desenvolvido a partir de janeiro de 2021, com um diagnóstico profundo sobre processos, produtos e resultados da comunicação municipal ao longo dos últimos anos, considerando opiniões, críticas e sugestões de mais de 1,7 mil entrevistados representantes dos públicos interno e externo da prefeitura.

O secretário de Comunicação de Manaus, Emerson Quaresma, ressaltou que o Plano Estratégico é um marco, que teve como base uma política pensada de forma integrada e coordenada, para otimizar os recursos disponíveis e potencializar os resultados. “É um importante passo da Semcom enquanto área estratégica para apoiar a prefeitura no cumprimento da sua missão e de seus objetivos institucionais, sempre respeitando a legislação para o benefício da nossa população”, enfatizou.

O documento abrange dez Objetivos Estratégicos de Comunicação (OECs), acompanhados por 71 ações sugeridas para qualificar a atuação do poder público, promover a compreensão, o engajamento e a qualidade nos serviços de comunicação da prefeitura. “É um esforço estratégico de fortalecimento da comunicação interna e externa, com ações e projetos que apoiam a missão estabelecida pela gestão e os objetivos da prefeitura”, destacou Quaresma.

Sintonizado com o mundo

O Plano Estratégico de Comunicação da Prefeitura de Manaus foi desenvolvido para atender à legislação, tanto em relação ao Artigo 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal de 1988, quanto à Lei da Publicidade (12.232/2010), à Lei da Transparência (131/2009), à Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) e à Lei de uso da internet no Brasil (12.965/2014).

O documento pode ser considerado um dos mais modernos do país e contempla questões relevantes e atuais para prefeituras de todo o mundo, com destaque para o fomento às ações relacionadas à Agenda Ambiental, Social e de Governança (Environmental, Social and Governance – ESG) e à saúde mental de servidores. Um reforço ao compromisso da gestão municipal no desenvolvimento de uma comunicação cidadã e transformadora, que atue de forma estratégica, inovadora e democrática, integrada e integradora.

A ação está alinhada com o Planejamento Estratégico Manaus Cidade Global, instituído por meio do Decreto nº 5.165/2021, e com o Plano de Governo 2021-2024, instituindo as diretrizes de atuação para a Secretaria Municipal de Comunicação, além de ter sido desenvolvida em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que, por meio de temas como a proteção ao meio ambiente, visa a garantir que as pessoas desfrutem de mais qualidade de vida.

Foto: Divugação