Questão de tempo pra mísseis caírem em países da Otan, diz Zelensky
14 de março de 2022O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, através de um vídeo divulgado nas redes sociais, cobrou novamente da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a criação de uma zona de exclusão aérea militarizada com a inclusão da Ucrânia. Desta vez, Zelensky afirmou que países membros da organização podem ser atacados pela Rússia, caso a medida não seja adotada.
A nova cobrança aconteceu após a Rússia ter feito neste domingo (13) um ataque aéreo a uma área militar em Lviv , a cerca de 30 km da fronteira com a Polônia, país que faz parte da Otan.
“Digo novamente, se não fecharem nossos céus, é só questão de tempo para os mísseis russos caírem sobre o seu território, sobre o território da Otan, nas casas de cidadãos de países da Otan”, disse Zelensky.
Volodymyr Zelensky tem feito diversos pedidos à Otan em relação a adoção de uma zona de exclusão aérea incluindo a Ucrânia para que nenhuma aeronave militar russa sobrevoe o país. A Otan, no entanto, tem relutado aceitar o pedido do ucraniano, já que tal decisão poderia ser vista pela Rússia como uma declaração de guerra.
Com a intenção de pressionar a Otan, Zelensky apontou o ataque aéreo à área militar em Lviv, perto da fronteira com a Polônia. O bombardeiro deixou ao menos 35 mortos e 134 feridos, afirmou Zelensky. “Lá não acontecia nada que pudesse ameaçar o território da Federação Russa. E isso somente a 30 km da fronteira da Otan”, disse Zelensky. “No ano passado, tinha falado aos líderes da Otan, que se eles não fizessem sanções fortes e preventivas contra a Rússia, aconteceria isso, e nos estávamos certos.”