Questão de tempo pra mísseis caírem em países da Otan, diz Zelensky

Questão de tempo pra mísseis caírem em países da Otan, diz Zelensky

14 de março de 2022 0 Por redação

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, através de um vídeo divulgado nas redes sociais, cobrou novamente da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a criação de uma zona de exclusão aérea militarizada com a inclusão da Ucrânia. Desta vez, Zelensky afirmou que países membros da organização podem ser atacados pela Rússia, caso a medida não seja adotada.

A nova cobrança aconteceu após a Rússia ter feito neste domingo (13) um ataque aéreo a uma área militar em Lviv , a cerca de 30 km da fronteira com a Polônia, país que faz parte da Otan.

“Digo novamente, se não fecharem nossos céus, é só questão de tempo para os mísseis russos caírem sobre o seu território, sobre o território da Otan, nas casas de cidadãos de países da Otan”, disse Zelensky.

Volodymyr Zelensky tem feito diversos pedidos à Otan em relação a adoção de uma zona de exclusão aérea incluindo a Ucrânia para que nenhuma aeronave militar russa sobrevoe o país. A Otan, no entanto, tem relutado aceitar o pedido do ucraniano, já que tal decisão poderia ser vista pela Rússia como uma declaração de guerra.

Com a intenção de pressionar a Otan, Zelensky apontou o ataque aéreo à área militar em Lviv, perto da fronteira com a Polônia. O bombardeiro deixou ao menos 35 mortos e 134 feridos, afirmou Zelensky. “Lá não acontecia nada que pudesse ameaçar o território da Federação Russa. E isso somente a 30 km da fronteira da Otan”, disse Zelensky. “No ano passado, tinha falado aos líderes da Otan, que se eles não fizessem sanções fortes e preventivas contra a Rússia, aconteceria isso, e nos estávamos certos.”