Saúde feminina em Manaus ganha reforço com Serviços de Diagnóstico de Mama

Saúde feminina em Manaus ganha reforço com Serviços de Diagnóstico de Mama

28 de janeiro de 2022 0 Por redação

O cuidado à saúde da mulher vai ganhar um importante reforço com a criação, pela Prefeitura de Manaus, dos Serviços Municipais de Diagnóstico de Mama (SDM), que funcionarão em duas unidades da Atenção Primária à Saúde, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os serviços, inéditos na rede municipal, irão oferecer biópsia para os casos suspeitos de câncer de mama.

Os serviços, que serão inaugurados na próxima semana pelo prefeito David Almeida, funcionarão na policlínica Djalma Batista, localizada no bairro da Compensa, zona Oeste, e na policlínica Castelo Branco, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

Conforme fluxo de atendimento proposto pela Semsa, ao verificar sinais suspeitos em mamografia de rastreamento ou diagnóstica, o profissional de saúde da Rede de Atenção Primária pode encaminhar a usuária, via Sistema de Regulação (Sisreg), para a realização de biópsia nas duas unidades de saúde que integram os Serviços Municipais de Diagnóstico da Mama, conforme as condutas indicadas pelo Ministério da Saúde. 

As alterações benignas que precisarem de intervenção cirúrgica serão encaminhadas ao hospital de apoio, o Instituto da Mulher Dona Lindu, gerenciado pelo governo do Amazonas. As biópsias, cujos resultados apontarem malignidade confirmada, vão ser conduzidas aos serviços da Atenção Terciária do SUS, oferecidos pela Fundação Centro de Oncologia do Amazonas (FCecon).

Foto: Ingrid Anne/Semcom