União Brasil promove workshop estratégico para impulsionar o turismo sustentável no Amazonas

União Brasil promove workshop estratégico para impulsionar o turismo sustentável no Amazonas

18 de fevereiro de 2025 0 Por redação

Evento acontece nos dias 20 e 21 em Novo Airão

O diretório nacional do União Brasil (UB), partido presidido no Amazonas pelo governador Wilson Lima, promove nos dias 20 e 21 deste mês, a segunda edição do workshop “Estratégias, Projetos e Recursos para o Turismo Sustentável”. O evento, que vai reunir políticos locais e a representação nacional da legenda, pretende capacitar prefeitos do partido e secretários dos municípios amazonenses, para a elaboração de projetos que impulsionem a economia local por meio do turismo, fomentando o crescimento econômico aliado à preservação ambiental. O União Brasil elegeu, no pleito de 2024, o maior número de prefeitos no interior do estado, 24, no total.

O workshop será realizado em Novo Airão, (a 115 quilômetros de Manaus), sob a presidência do governador Wilson Lima e coordenação do presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro. A escolha do local do evento tem a ver com a proposta do workshop, já que o município é destaque como polo turístico de grande relevância no estado, e hoje é administrado pelo prefeito Otávio Frias, do União Brasil.

Localizada às margens do Rio Negro, a cidade é porta de entrada para o Parque Nacional de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, e para o Parque Nacional do Jaú, reconhecido por sua biodiversidade.

O workshop vai servir de base para um projeto piloto que será apresentado pelo governador Wilson Lima na Suíça, em data a ser anunciada. A intenção, explica o primeiro vice-presidente estadual do partido, Luís Bonates, é colocar o Estado no centro das discussões internacionais sobre turismo sustentável, destacando boas práticas e oportunidades de investimento na região.

O evento faz parte do programa “Coração da Amazônia” e está vinculado ao projeto nacional da sigla, “Brasil 2044”, um hub de inovação que integra políticos, empresários e pesquisadores na formulação de soluções estratégicas para a região. “A ação reforça o compromisso do União Brasil com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, consolidando a agenda ambiental e econômica. Nossos projetos têm procurado se alinhar e manter total sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, destaca o segundo vice-presidente estadual do partido, Marcellus Campelo, também secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

O workshop ganha ainda mais relevância por se alinhar às preparações para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém-PA, reforçando a Amazônia como referência global em sustentabilidade. Para a coordenadora nacional do Brasil 2044, Mila de Rueda, que estará no evento em Novo Airão, a estratégia adotada no workshop é fundamental para fortalecer os mandatos municipais e fomentar a economia verde. “Este encontro marca um novo momento para o turismo na Amazônia, demonstrando que é possível alinhar crescimento econômico com conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida”, enfatiza.

» Agenda Estratégica – A programação do evento inclui um jantar, no dia 20, no Amazônia Park Suítes, seguido do workshop no dia 21, das 8h às 14h, na Fundação Almerinda Malaquias. A instituição atua há 25 anos na transformação social, no município, promovendo educação ambiental, formação profissional e geração de renda, tornando-se um modelo de desenvolvimento sustentável.

Durante o workshop, os prefeitos da legenda serão incentivados a estruturar projetos inovadores para o turismo local e com impacto real para a população. “A implementação dessas ações fortalecerá as gestões municipais e impulsionará o desenvolvimento regional, beneficiando diretamente as comunidades”, explica o terceiro vice-presidente estadual do UB, Sérgio Litaiff Filho, secretário de Governo do Amazonas.

O evento também abordará temas essenciais, como captação de recursos, desenvolvimento de produtos turísticos, marketing, infraestrutura, capacitação profissional e governança. As discussões serão fundamentadas em ferramentas de mapeamento digital e monitoramento de tendências para embasar as decisões estratégicas.

Foto: Divulgação