Corpo de Bombeiros realiza curso de brigada de incêndio para moradores do Prosamin+

Corpo de Bombeiros realiza curso de brigada de incêndio para moradores do Prosamin+

27 de janeiro de 2023 0 Por redação

Mais de 90 pessoas participam do curso

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, realiza o curso de formação de Brigada de Incêndio para beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). As aulas acontecem no Comando-Geral do CBMAM, na avenida Codajás, 1.565, em Petrópolis, sob a coordenação da 3ª Seção/EMG.

O treinamento, que se estende até sexta-feira (27/01), tem como objetivo formar as Brigadas de Incêndio para os residenciais do programa. Os participantes serão habilitados para atuar na prevenção e combate a focos de incêndios domésticos, manuseio de extintores, mangueira d’água, hidrantes para o combate a incêndio e também noções de primeiros socorros. Participam 94 pessoas totalizando duas turmas no período da manhã e tarde.

A programação curricular do curso prevê aulas teóricas e práticas que permitem que os participantes consigam assimilar melhor o conteúdo. Durante esta quinta-feira (26/01), as turmas terão um simulado de combate a incêndio e aulas práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que é o atendimento fora do ambiente hospitalar, realizado por um profissional da área médica, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões). 

De acordo com o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, a formação de Brigadas de Incêndio cumpre um dos critérios de regularização plena dos residenciais construídos tanto nas etapas anteriores do programa, que era chamado de Prosamim, quanto no novo Prosamin+. 

“O objetivo é formar uma rede de prevenção dentro dos habitacionais que nós vamos entregar. E isso vale tanto para os novos, que estão sendo construídos pelo novo Prosamin+, que já serão entregues todos regularizado, quanto para os conjuntos antigos, construídos em gestões passadas, para que possam receber o Habite-se e os moradores o título definitivo dos imóveis”, explicou Campêlo.

O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, afirma que as instruções são extremamente relevantes para os futuros moradores dos residenciais. 

“É muito importante esse envolvimento do Governo do Estado, do Corpo de Bombeiros com a comunidade, de maneira que a gente leva a segurança, leva proteção para os locais onde as pessoas mais necessitam”, destacou o comandante.

Essa é a terceira turma de Brigada de Incêndio formada no âmbito do novo Prosamin+. A primeira foi para o Residencial São Raimundo, que já passou pelo processo de regularização. A segunda foi para o Residencial Gilberto Mestrinho, que está em fase de processo de regularização. E esta nova já inclui futuros beneficiários do novo Prosamin+, que estão em processo de reassentamento.

Na sexta-feira (26/01), ao final do curso, será realizada a formatura dos alunos, com a entrega de certificado para todos os participantes.

FOTOS: Thiago Corrêa/ UGPE