EVANGELHO DESTA QUARTA, 17 DE SETEMBRO
17 de setembro de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 7,31-35)
Naquele tempo, disse Jesus: 31 “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32 São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’ 33 Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
O livro de Eclesiastes nos lembra que a vida tem seus ciclos: tempos de tristeza e alegria. Essa verdade nos conforta, pois mesmo na dor, a alegria voltará.
No Evangelho, Jesus critica aqueles que não respondem ao chamado divino. Ele diz: “Tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não choraram.” O arrependimento de João Batista era um convite à tristeza pela conversão, enquanto a mensagem de Jesus trazia alegria. Muitos ignoraram ambos os chamados.
Devemos estar atentos ao que Deus nos pede em cada momento. Há tempo para o “choro” do arrependimento e tempo para a “dança” da gratidão por Sua misericórdia.
Nossa missão é cultivar uma alma sensível aos impulsos divinos. Estamos prontos para oferecer compaixão? Podemos compartilhar a alegria dos outros sem inveja? Quando Deus nos chama à mudança ou nos dá graça, ouvimos e obedecemos? Busquemos um coração que responda à vontade de Deus, pronto para chorar ou dançar conforme Ele nos guia.
Senhor, Sua alma refletia a vontade do Pai. Ajude-me a ouvir Suas inspirações e a responder ao que me chama a ser. Jesus, eu confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!