EVANGELHO DESTA SEGUNDA, 4 DE AGOSTO
4 de agosto de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.
EVANGELHO DO DIA
S. Mateus 14,13-21
Naquele tempo, 13 quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14 Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15 Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16 Jesus porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 17 Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18 Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21 E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Um aspecto-chave deste milagre é que Jesus multiplicou os pães e peixes por meio dos discípulos, que foram instruídos a distribuir o alimento e recolher os restos. Essa ação mostra que Deus frequentemente utiliza as pessoas para transmitir Suas bênçãos, em vez de agir só pessoalmente. Se os discípulos tivessem se preocupado primeiro com suas próprias necessidades, a superabundância não aconteceria. Assim como eles, quando recebemos a graça divina, devemos compartilhá-la sem egoísmo, oferecendo o que recebemos para que a misericórdia de Deus se espalhe e se multiplique.
Senhor generoso, Tu distribuis graça e misericórdia sem medida. Ao receber Teus dons, pede meu coração por generosidade, para que eu os partilhe com os necessitados. Transforma-me, querido Senhor, em Teu instrumento para alimentar muitos. Jesus, confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!
