Pickleball movimenta Manaus com primeiro campeonato oficial no feriado de 21 de abril
17 de abril de 2025Esporte que mais cresce nos EUA mistura tênis, tênis de mesa e badminton e já tem centenas de praticantes em Manaus

A Federação Amazonense de Pickleball (FAP) realiza nesta segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, o primeiro campeonato oficial da modalidade no Amazonas. O evento marca o início da temporada do circuito estadual e será realizado das 8h às 18h no Sesi – Clube do Trabalhador, localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
O torneio é aberto ao público e representa um marco importante na consolidação do pickleball na capital amazonense. Adaptado para todas as idades, o esporte é considerado inclusivo, de fácil aprendizado e baixo impacto físico.
A modalidade, que nasceu nos EUA, ganhou força mundialmente durante a pandemia, combinando elementos do tênis, tênis de mesa e badminton. É praticada com uma bola plástica perfurada e raquetes sólidas, em uma quadra semelhante à de badminton, com rede baixa. As partidas são rápidas, estratégicas e envolventes.
No Amazonas, a prática já era realizada informalmente, mas a Federação Amazonense de Pickleball foi registrada em dezembro de 2024 com o objetivo de estruturar e expandir o esporte em todo o estado. Segundo o presidente da FAP, Rogério Marchioretto, a entidade está mobilizando atletas, além de promover ações de divulgação e dialogando com o poder público.
“Nosso foco neste momento é sensibilizar gestores para a liberação de mais espaços públicos, incentivar a prática em escolas e formar uma comunidade sólida de praticantes. Em breve, também pretendemos promover cursos para técnicos, formação de árbitros e treinadores, além de representar o Amazonas em eventos nacionais”, afirma Marchioretto, que também é professor de educação física e ex-atleta de tênis de mesa.
A competição contará com categorias por idade e nível técnico, incluindo duplas masculinas, femininas, mistas e jogos individuais.
A origem do nome “pickleball” é curiosa: uma das versões mais conhecidas é que Pickles, o cachorro da família de um dos criadores do esporte, adorava correr atrás da bola durante as partidas. Em homenagem ao mascote, o jogo passou a ser chamado assim.
Foto: Divulgação