Polícia Civil do AM investiga contratação milionária do Governo do Estado através da ADS

Polícia Civil do AM investiga contratação milionária do Governo do Estado através da ADS

29 de julho de 2021 0 Por redação

No dia 15 de março de 2021, o deputado Estadual Wilker Barreto representou no Ministério Público do Amazonas (MP-AM) contra o governador do Estado, Wilson Lima, e o diretor-presidente em exercício da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Sérgio Paulo Monteiro Litaiff Filho. Ao órgão de controle, o parlamentar fez menção à Ata de Registro de Preços Nº 001/2021 do Pregão Presencial nº 001/2021 CIL/ADS, que pedia a contratação de serviços técnicos, assessoria, gestão de projetos, usando inteligência artificial, na ordem de R$6.190.316.85 milhões, em plena pandemia.

O MP-AM, através do procurador de Justiça Nicolau Libório dos Santos Filho, encaminhou o teor à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Na última terça-feira, dia 27, o delegado Guilherme Torres Ferreira, da Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), solicitou que o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) nomeie um Desembargador Supervisor para acompanhar a investigação que tem como alvo o então presidente da ADS, Sérgio Paulo Monteiro.

Na descrição da Deccor é apontado que “…há indícios de autoria diante de todos os elementos apresentados, razão pela qual se mostra pertinente a investigação dos fatos tendo como suspeito o Excelentíssimo Senhor Secretário da ADS”.

Para o deputado, o Estado não prezou pelas necessidades da população naquela época. “A apuração deve ocorrer, uma vez que desde o início da gestão Wilson Lima e, principalmente na pandemia, ficou clara a falta de prioridade do Executivo para com as necessidades do povo. Ninguém tinha dúvidas que a prioridade maior era salvar vidas naquele momento, só o Governo”, disse Wilker Barreto, recordando as condições precárias de pacientes, médicos e enfermeiros e o colapso na saúde diante da pandemia.

Pregão Presencial nº001/2021 CIL/ADS

O Extrato da Ata de Registro de Preços nº001/2021 CIL/ADS é datado do dia 09 de março de 2021, e aponta a contratação de serviços técnicos especializados e continuados em consultoria, assessoria, desenvolvimento, implantação, manutenção, supervisão e gestão de projetos governamentais usando solução de Business Intelligence e Inteligência Artificial para carga, análise, extração, transformação, mineração de dados em um formato de software como serviço com arquitetura SaaS, acompanhamento evolutivo dos indicadores e políticas de gestão governamentais com suporte periódico para concretização de plano de negócios estratégicos.

A empresa prestadora de serviço registrada como vencedora na Ata é a M.A.P Lins e CIA Ltda.

Foto: Divulgação