Reunião entre Rússia e Ucrânia na Turquia termina sem avanços
10 de março de 2022Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, se reuniram por uma hora e meia em Antália, na Turquia, nesta quinta-feira (10).
Esse foi o primeiro encontro de nível ministerial entre os dois países desde o início da invasão russa à Ucrânia , em 24 de fevereiro, em iniciativa mediada pelo governo turco. No entanto, a conversa não produziu nenhum avanço concreto.
“Não fizemos nenhum progresso em relação ao cessar-fogo”, declarou Kuleba após a reunião, acrescentando que a Ucrânia está “pronta para um novo encontro neste formato se houver perspectivas de encontrar uma solução”.
“Conversamos sobre a questão do cessar-fogo de 24 horas para resolver a maior parte das questões urgentes do ponto de vista humanitário. Não fizemos progressos nesse campo, infelizmente. Parece que há outras pessoas que decidem sobre isso na Rússia”, ressaltou o ministro ucraniano.
Por sua vez, Lavrov disse que a reunião serviu para confirmar que a Rússia “não tem alternativas” e ainda salientou que encontros como o desta quinta “não podem ser usados para substituir as negociações principais” em Belarus.
“Nós não atacamos a Ucrânia. Criou-se uma situação que era uma ameaça para Moscou, fizemos vários apelos, mas ninguém nos escutou”, afirmou o chanceler russo para justificar a invasão. Segundo Lavrov, a assim chamada “operação especial” está seguindo os planos, e o objetivo da Rússia é que a Ucrânia seja “neutra”.
O ministro também não descartou a hipótese de um encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, mas disse que antes é preciso fazer um “trabalho preparatório”. “A Ucrânia falou que nos dará respostas concretas. Vamos esperar”, ressaltou.
Leia mais em iG