Só Cristo pode nos libertar
27 de outubro de 2025Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 13,10-17)
Naquele tempo, 10 Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11 Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12 Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13 Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. 14 O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”. 15 O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16 Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17 Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
No Evangelho de hoje, vemos que Cristo nos liberta para nos levantar e para glorificar a Deus, ou seja, Deus está acima de toda e qualquer prisão que nós possamos estar vivendo.
Só Cristo pode nos libertar. Jesus não veio para abolir a lei, mas para dar pleno cumprimento a ela, pois o amor é o que a completa, o amor é o que dá à lei algo que lhe faltava. Havia rigorismo, era uma questão de coerção, mas Jesus veio para tirar esse julgo que estava sobre as pessoas.
Jesus não abole a lei, mas Ele nos dá a graça de, por ela, colocar o mandamento do amor. Quantas pessoas passaram por aquela sinagoga e ninguém parecia ter notado aquela mulher que estava presa não só física, mas espiritualmente! Jesus vê o que os outros não veem: dor silenciosa, condição marginalizada e sofrimento esquecido.
O primeiro milagre não é apenas o físico, mas é ser visto por Jesus. Quantas pessoas desejam a atenção de Jesus, desejam ser vistas por Ele, ter o coração acalentado pela Sua presença! Por isso, meu irmão, minha irmã, Jesus não passa indiferente pelo sofrimento daquela mulher. E, hoje, Ele também nos vê.
Quero dizer para você que está sofrendo, que está vivendo um momento de angústia, de tristeza: Deus vê você! As pessoas podem até não lhe dar atenção, mas Jesus está vendo você. Jesus está se compadecendo de você nesse sofrimento.
Por isso o que nós precisamos aprender, com este Evangelho de hoje, a não sermos indiferentes às pessoas que estão aos nosso lado e precisam de uma palavra amiga, de uma palavra de sabedoria e acolhimento.
Que eu e você possamos aprender de Jesus, que olhou, que deu atenção e compadeceu-se daquela mulher. É assim que nós devemos viver a nossa fé cristã em relação às pessoas e àqueles que o Senhor coloca ao nosso lado.
Que Ele nos abençoe e nos livre do pecado da hipocrisia e da indiferença.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém 🙌
O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!



