Câmara dos Deputados analisa projeto que prevê prisão em regime diferenciado para quem matar policial

Câmara dos Deputados analisa projeto que prevê prisão em regime diferenciado para quem matar policial

19 de agosto de 2021 0 Por redação

A Câmara dos Deputados começa a analisar agora o Projeto de Lei 5391/20, que prevê a colocação em regime disciplinar diferenciado de condenados por crime de assassinato de policiais ou militares no exercício da função ou em decorrência dela.

A medida consta de substitutivo preliminar do deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) e vale também para os crimes praticados ou tentados, inclusive contra cônjuge ou parente consanguíneo até o terceiro grau e em razão dessa condição. A regra se aplica mesmo aos presos provisórios (pegos em flagrante, por exemplo). A pena qualificada para esse tipo de crime é de reclusão de 12 a 30 anos.

De autoria dos deputados Carlos Jordy (PSL-RJ), Capitão Augusto (PL-SP) e Daniel Silveira (PSL-RJ), o projeto determina o recolhimento desses presos preferencialmente em presídio federal.

Caso a decisão seja tomada nesse sentido, o juiz da execução ou da decretação da prisão provisória deverá solicitar ao Departamento Penitenciário  Nacional  do  Ministério  da  Justiça  a  reserva  de vaga em estabelecimento federal.

Fonte: Agência Câmara de Notícias